quinta-feira, 14 de setembro de 2006

Às vezes ponho-me a pensar...

Às vezes ponho-me a pensar...

Será que o pensamento filosófico é algo característico de todas as pessoas, ou pelo menos de uma grande parte delas? Será que o senhor indiano que vende flores nos eléctricos e nas discotecas, o frequentador assíduo da noite, o trabalhador da construção civil, o típico e atarefado homem de negócios, se confrontam com questões filosóficas? Será que enfrentam crises existenciais? Será que questionam o seu Dharma, a origem de todas as coisas, ou mesmo a “ética dharmica”?

Eu questiono-me com grande frequência sobre esses assuntos e muitos outros, mas será que é algo inerente ao pensamento humano? Ou será que é possível viver o dia a dia sem questionar nada disto e apenas vivendo com pensamentos mundanos?

Na minha opinião a filosofia é o último passo da evolução do pensamento. Todas as ciências exactas e todo o tipo de conhecimento não-filosófico exige estudo, mas a filosofia exige uma abertura de alma que nos faça ir além de tudo o que se passa no nosso quotidiano e dos outros, fazendo perguntas sem resposta...

Será que o pensamento filosófico é típico dos sonhadores? Será que os “não-sonhadores” pensam que não vale a pena colocar essas questões visto não terem resposta, ou será que a sua mente não lhes permite sequer perceber que essas questões existem?

Eu pessoalmente considero-me um sonhador, mas não penso ser por isso que admiro profundamente o pensamento filosófico. Dá-me verdadeiro prazer e sinto que vou além de tudo o que é físico e etéreo. A filosofia é o úlitmo patamar da pirâmide do conhecimento, ou do não-conhecimento, visto não ter respostas, apenas hipóteses. Mas julgo que a evolução lógica é, depois de saber tudo o que há para saber (não falo em termos individuais, mas sim em termos de espécie), questionar o que não se sabe...ou não?

Ao atingir esse nível filosófico e espiritual, aproximamo-nos um pouco mais da divindade. E atenção que eu não sou religioso, sou ateu por enquanto, mas acredito que devemos saber diferenciar religião de espiritualidade. Com a filosofia e de acordo com o Taoismo, talvez estejamos um pouco mais perto do Tao, do Uno, da consciência divina...o nome não interessa... Ou seguindo as crenças Hindus talvez estejamos mais perto do Brahma.

Na minha opinião o Dharma, ou a finalidade da manifestação física da nossa alma, é atingirmos esse estado puro, em que a nossa essência é uma com o universo, em que nos apercebemos que só existe uma alma - a Universal, que é a nossa também. Muito poucas pessoas percebem isto, e muito menos pessoas conseguem atingir esse estado...mas temos uma vida inteira para tentar...

5 comentários:

Não ha pachorra disse...

O ser humano, é um ser filosófico porque?
Não consegue ser outra coisa, mesmo que o negue não consegue deixar de pensar.
Mesmo tendo uma crença inabalável em alguém ou em alguma doutrina esta constantemente a coloca-la em causa, porque?
Porque o ser humano é um tonto que esta constantemente insatisfeito e em vez de se contentar com o que tem quer sempre mais e ai vai pensado e chega a conclusão que pensar incómoda como andar a chuva, mas continua a pensar!

Não ha pachorra disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Sleeping Buddha disse...

Pensar incomoda? Pensar é um dos maiores prazeres da vida! pelo menos na minha opinião...
Mas eu não acho que o homem esteja sempre a colocar em causa as suas crenças...acho que alguns (quantos não sei) colocam muita coisa em causa...mas muitos conformam-se e deixam as coisas acontecerem sem as questionarem
Eu acho que a filosofia evidencia a diferença entre "insatisfeitos" e conformistas!

Não ha pachorra disse...

E claro que estamos constantemente a colocar as nossas crenças, porque pensamos, e quer queiramos quer não pensamos sempre se x e melhor que y e se x é realmente x!
O que a filosofia ensinou e que não há nada que seja exacto, se nada é exacto então tem de ser sempre colocado em duvida!
"Pensar incómoda como andar a chuva", uma frase que ficou conhecida por ter sido escrito por um homem, ou melhor, por um dos heterónimos dum (para alguns) louco, (para outros) génio. Para mim esta frase é uma fuga, porque fugindo ao pensamento, não temos problemas, não temos preocupações, não temos desgostos, então ficamos com que? Será que ficamos com a felicidade?

Sleeping Buddha disse...

Para mim o pensamento é a verdadeira felicidade :)
Prefiro colocar as questões sem garantia de respostas e encontrar problemas e preocupações..do que me "deixar afundar nos pelos do coelho", como diria o Jostein Gaarder :P