quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Motivação

Uma alma tende a vaguear se não tiver um farol que a ilumine, um objectivo que a guie. Há momentos em que a minha alma se afasta do caminho...Há momentos em que a chama da minha força de vontade e determinação é soprada pelos ventos da dúvida e da minha humanidade. Para esses momentos faço-me acompanhar de um texto, texto este que me relembra de que não devo abrandar, e reacende a chama da motivação:
.
"Uma das coisas mais tristes que pode acontecer a um ser humano é despertar, grisalho e enrugado, no final de uma carreira improdutiva, para o facto de que, ao longo de todos esses anos, apenas usou uma pequena parte de si mesmo."
.
A ideia assusta-me, muito sinceramente, e redobro os esforços para não dar por mim nessa situação daqui a alguns anos. Assuta-me chegar a uma certa idade e pensar "podia ter feito muito melhor, tinha capacidades para mais...mas não fiz". Aplica-se a velha máxima que diz que não nos arrependemos do que fazemos, mas sim do que não fizemos. Não podia ser mais verdade.

6 comentários:

Não ha pachorra disse...

Não te preocupes em fazer tudo melhor, preocupa-te primeiro e com as tuas pioridades e ai nesse topo isso é que tem de estar num ciclo continuo sempre a melhorar!

Ana Saraiva disse...

Esse medo pode querer dizer que essa altura já chegou e que está a olhar para trás... Ter 20, 40 ou 60 anos não é bem a mesma coisa, ao contrário do que os apóstolos do "o espírito é que conta" mas é bem certo que um bom empenhamento no agora é coisa indispensável, não em relação ao futuro, mas ao passado, à maneira como fazemos as contas à única vida que conhecemos: a passada/presente.

Anónimo disse...

olhar para tras e não ter vivido o "agora" é o que nos dá incentivo
para aproveitarmos todos os momentos belos da vida

Anónimo disse...

olhar para trás e não fer vivido o "agora",é o que nos dá incentivo
para aproveitar todos os instantes belos que a vida nos proporciona,aplicando a "tua máxima"(não nos arrependemos do q fazemos)

Anónimo disse...

o AGORA é a porta estreita q nos leva a vida? Sentir a presença silenciosa de cada coisa,saborear os momentos lindos que a vida nos oferece e usar toda a nossa capacidade de amar será esse o farol que precisamos?

Sleeping Buddha disse...

exactamente...olhar para trás dá-nos esse incentivo, afinal temos de aprender com os nossos erros :)
A vida saudável e feliz pode-se resumir-se a uma palavra - equilíbrio...
Digo viver no agora, mas é claro que isso implica ter alguma aprendizagem do passado, pelo menos para aprendermos com os nossos erros e não os voltarmos a cometer, e alguma espectativa em relação ao futuro, pois "O segredo do sucesso é ter um objectivo constante" ;)
Agora acho que devemos repelir todos os pensamentos NEGATIVOS do passado e do futuro...esses sim são um enorme desperdício de tempo e energia vital, e sem eles a energia de que passamos a dispor para viver o presente é infindável, e vivemos com muito mais entusiasmo :)

Mas sim, na minha opinião, viver no agora é um grande passo para a felicidade duradoura, saber gozar todos os pequenos prazeres e as pequenas benesses da vida, e entregarmo-nos totalmente aos que nos rodeiam é sem dúvida uma bela forma de viver...a qual eu defendo vigorosamente :)