quinta-feira, 30 de novembro de 2006

A felicidade e a realização pessoal

A felicidade advém da realização pessoal. Esta realização pessoal é, geralmente, o ganho de qualquer coisa. Esse ganho pode ser ao nível físico (anatómico - saúde e forma física; material; etc) ou psicológico (mental, emocional, espiritual, etc).
Esse ganho que é a realização, implica de uma ou outra forma a aproximação de um objectivo e assim, quanto mais significativo for o objectivo para nós (como descobrir o dharma por exemplo, ou chamem-lhe missão na vida, paixão, vivência perfeitamente harmoniosa, etc), maior a felicidade sentida graças à realização. E porque é que eu dei aqueles exemplos e não exemplos mais terrenos e materiais? Pelo seguinte:
Assim como as feridas psicológicas são, regral geral, mais difíceis de sarar do que as físicas - e toda a gente sabe disso, tudo o que é psicológico tende a ser mais duradouro que o físico.
A realização pessoal psicológica é a aproximação de um objectivo "psicológico", o que implica um sentimento de felicidade, e à partida mais duradouro que os ganhos físicos. Desta forma a realização pessoal ao nível psicológico é o tipo de realização que nos dá mais prazer, devido em grande parte a ser um prazer mais duradouro. Mas para atingir este tipo de realização, é necessário consciencializarmo-nos de que temos de reorganizar as nossas prioridades, e definir objectivos "imateriais". Na minha opinião, os bens materiais são também importantes, e tornam a nossa estadia nesta vida mais agradável, mas sozinhos não valem nada, e deixam-nos vazios por dentro. Há que aliá-los a uma auto-análise, auto-conhecimento, e crescimento interior.
Esta filosofia é tudo mesmos esotérica. Podem chamar-lhe espiritual, mas o conceito é subjectivo. para mim espiritualidade é uma forma especial de psicologia, pois é transmitida de uma forma menos científica, de uma forma mais "enbelezada". E na minha opinião é facílimo de perceber o porque de a realização pessoal "imaterial" ser muito mais importante na vida do que o ganho de quaisquer bens materiais: porque por mais riqueza que tenhamos, nada nos faz sentir melhor connosco próprios, do que sentir que nos conhecemos, e sentir que crescemos como pessoas, que nos melhoramos a cada dia que passa. Faz-nos sentir mais fortes e confiantes, e acima de tudo, Felizes.

Sem comentários: