sexta-feira, 23 de março de 2007

We Are One

Porque se sentem tão feridas as pessoas quando são olhadas nos olhos? Será que sentem que o seu espaço é violado? Será que receiam que o olhar alheio perscrute e consiga ter um relance do mais íntimo das suas almas? Será por isso que depressa afastam o seu olhar para um sítio distante, lá bem dentro de si?

Porque reage a maior parte das pessoas com frieza a demonstrações de simpatia, carinho e compaixão por parte de desconhecidos?
Porque não se conseguem as pessoas abrir para com estranhos, como se de irmãos tratassem? Porque existe a timidez, a vergonha?

Vou na rua e vejo centenas de amigos a cada passo que dou. Vejo um cento de espíritos únicos e bonitos, cada um à sua maneira. Espíritos especiais, mas presos... presos às correntes da vergonha, do medo, e um milhão de outros sentimentos negativos.

Ai quem me dera poder viver num mundo de espíritos livres... um mundo onde pudesse sorrir para toda a gente, sem que me retribuíssem um olhar de espanto. Um mundo onde pudesse abraçar quem comigo se cruzasse na rua, como demonstração de amor fraterno. Que bom que era poder chegar ao pé de um desconhecido e dizer "essa roupa fica-te tão bem", "és muito especial, sabias?", "adoro a forma como sorris", ou "olhar para ti faz-me querer sorrir", ou simplesmente... "gosto muito de ti, irmão".

Não passa de uma utopia, mas cabe a cada um de nós ajudar um pouco para que o mundo onde vivemos se transforme gradualmente... e para que reine o amor entre uma espécie, onde tem reinado um grande afastamento entre amigos, uma enorme frieza entre irmãos, um luto constante...

Cabe a cada um de nós mudar a forma como olha para o mundo, e começar a olhar para o próximo como um ser Humano, que tem medos e que falha, tal como nós. Um ser Humano complexo, que tem carências tal como nós. Cabe a cada um de nós olhar, ver, e compreender. Ver que, independentemente do sexo, faixa etária, estrato social, etnia, religião, ideologia... somos todos iguais... todos Humanos... e todos irmãos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Gostei francamente do teu ponto de vista... O mundo seria bem mais positivo se cada um de nós olhasse um pouco a sua volta...tentando descobrir as coisas boas que o OUTRO possui. Porque normalmente só apontamos o que é negativo
B.........¨:]

Sleeping Buddha disse...

Pois é, querida! :)
mas infelizmente o ser humano tende a buscar as coisas negativas em tudo...
ansiedade e medo em relação a situações que o podem fazer crescer, inveja em vez de admiração, preocupação em vez de ambição...
não percebem as vantagens de ir sempre em busca do lado bom das coisas, e como isso expande as nossas potencialidades como indíviduos e como seres Humanos!

Spoonie disse...

pk é q existe isso tudo? eu vejo como uma oportunidade de melhorarmos :)

Spoonie disse...

pk é q existe isso? eu considero que todas essas coisas q mencionaste como uma forma de melhorarmos e evoluirmos :)